sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jayadeva Goswami


Sri Jayadeva Goswami era o pandit da corte de Sri Lakshman Sena, o Rei de Bengala. O pai de Jayadeva era Bhojadev, e sua mäe chamava-se Bamadevi. Eles viviam no distrito Birbhum do que hoje em dia é Bengala ocidental, num vilarejo chamado Kenubilva Gram. Ele nasceu no início do século XII d.c..
A esposa de Jayadeva Goswami era Sri Padmavati. Quando ele era o pandit da corte de Lakshman Sen, ele vivia às margens do Ganges. Aproximadamente trezentos anos antes do aparecimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu, Sri Jayadeva Goswami vivia na Bengala. Ele foi o autor do Sri Gita Govinda, mencionado por Krishnadas Kaviraja Goswami no Chaitanya-charitamrita como segue: "Noite e dia, na companhia de Svarupa Damodara e Ramananda Raya, Sri Chaitanya Mahaprabhu costumava ouvir com grande êxtase as cançöes de Vidyapati e Chandidas, bem como o drama composto por Ramananda Raya. Ele também costumava deliciar-se ouvindo o Krishna-Karnamrita e o Gita-Govinda. Em sua introduçäo, Jayadeva diz que o Gita-Govinda é uma escritura que descreve os passatempos íntimos de Sri Radha e Govinda. Pode ser adorada e servida por aqueles que säo extremamente qualificados em piedade devocional. Para aqueles que constantemente se lembram em suas mentes de passatempos rasik de Sri Hari, Sri Jayadeva compôs esta divina cançäo poética que glorifica os passatempos internos do Senhor. Ele pede às almas mais avançadas espiritualmente que a ouçam com gravidade e atençäo.
Existem muitas e muitas histórias tradicionais sobre a vida de Sri Jayadeva. A seguinte história é geralmente aceita como sendo autorizada. Certo dia, Sri Jayadeva Goswami estava compondo uma seçäo particularmente sensível do Gita-Govinda, que descreve a relaçäo de Krishna com as gopis lideradas por Radharani. Ele meditou profundamente sobre o que tinha escrito e ficou preocupado de que talvez tivesse ido longe demais ao descrever o caráter exaltado das gopis. O que ele tinha escrito parecia reprseentar a posiçäo de Krishna como sendo, de certa forma, subordinado às gopis. E no entanto Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. Como poderia ser subordinado às gopis? Ele tinha sido inspirado a escrever uma linha declarando que Krishna se curva perante o toque dos pés de lótus de Sri Radha. Mas sua mäo se afastou da página, assustado. Ele hesitou pensando: "Como posso afirmar tal idéia por escrito? Como posso ter a audácia de colocar tal assunto em preto e branco?" Nesse momento ele decidiu tomar banho no Ganges, na esperança de que talvez lhe viesse alguma inspiraçäo.
Jayadeva Goswami saiu para tomar seu banho vespertino, deixando em casa sua esposa Padmavati, para cozinhar a oferenda das Deidades. Enquanto ele estava fora, Krishna chegou à casa dele disfarçado de Jayadeva. Krishna foi até a escrivaninha de Jayadeva, e ali encontrou as folhas de palmeira sobre as quais estavam inscritas o Gita-Govinda. Krishna tomou da pena de Jayadeva e escreveu o verso com a seguinte linha: "dehi padapallava-mudaram", onde está escrito que "Krishna curva Sua cabeça aos pés de lótus de Sri Radha." Depois disso, Krishna disfarçado de Jayadeva, sentou-Se e tomou a prasadam preparada por Padmavati. Após terminar Sua prasadam, Krishna saiu e desapareceu. Justo nesta hora, Jayadeva retornava de seu banho no Ganges. Quando perguntou pela prasadam, sua mulher ficou perplexa. Quando ela contou a Jayadeva o que acabara de acontecer, Jayadeva ficou espantado. Ele foi até seu livro e viu ali, em tinta molhada, o verso que ele pensara em escrever antes de tomar banho no Ganges: dehi padapallavam udaram - Krishna curva Sua cabeça perante os pés de lótus de Sri Radha. Ao ver este verso ele disse a Padmavati: "É um milagre! Veja aqui: aquilo que te contei que relutava em escrever acaba de ser escrito aí, exatamente como pensei." Lágrimas de êxtase fluíam de seus olhos em rios, enquanto ele compreendia o mistério do que acabava de transpirar. "Padmavati!" ele disse, "és muito afortunada. O próprio Krishna escreveu esta linha, dehi padapallavam udaram, e aceitou prasadam de tua própria mäo."
Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu que embora Chandidasa, Vidyapati, Bilvamangala, e Jayadeva viveram antes que Sri Chaitanya Mahaprabhu Se manifestasse externamente neste mundo, o conceito de bhakti de Chaitanya Mahaprabhu já havia surgido em seus coraçöes e se expressava em seus escritos. Além do Gita-Govinda, Jayadeva Goswami escreveu outro livro chamado Chandraloka.
O famoso Dasa-Avatara-Gita, que descreve dez avataras de Vishnu é do Gita-Govinda. O dia do desaparecimento de Jayadeva Goswami é no Pausha-Sankranti. Atualmente, sempre nesse dia há um festival chamado Jayadeva Mela, no local do nascimento de Jayadeva, em Kendubiva Gram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário