sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Lokanatha Goswami


O Chaitanya Charitamrita menciona Lokanatha Goswami: sange gopala-bhata, dasa raghunatha, raghunatha bhata-gosai, ara lokanatha - "Quando Rupa Goswami ficou em Mathura, estava acompanhado de Gopala Bhata Goswami, Raghunatha Dasa Goswami, Raghunatha Bata Goswami e Lokanatha Dasa Goswami." Sri Bhaktivedanta Swami fornece a seguinte informaçäo sobre Lokanatha Goswami: "Sri Lokanatha Goswami era associado pessoal de Sri Chaitanya Mahaprabhu e grande devoto do Senhor. Residia em Kachnapara. Seu pai era Padmanabha, e seu único irmäo mais novo era Pragalabha. Seguindo ordens de Sri Chaitanya Mahaprabhu, Sri Lokanatha foi morar em Vrindavana. Estabeleceu um templo chamado Gokulananda. Srila Narotama Das Thakura escolheu Lokanatha Das Goswami para ser seu mestre espiritual, e ele era seu único discípulo. Porque Lokanatha Dasa Goswami näo queria que seu nome fosse mencionado no Chaitanya Charitamrita, näo o vemos com frequência naquele livro famoso. Da estaçäo ferroviária de Yashohara em Bangladesh, na ferrovia EBR, pega-se um ônibus até o vilarejo de Sonakhali e dali até Khejura. Entäo anda-se ou (na estaçäo chuvosa) pega-se um barco até o vilarejo de Talakhadi. Nesse vilarejo ainda há descendentes de Lokanatha Goswami (i.e. descendentes do irmäo dele, vide abaixo)."

Narotama Dasa Thakura escreveu um pranama mantra para Lokanatha Goswami, que diz:

srimad-radha-vinodaika
seva-sampat-samanvitam
padmanabhatmajam shrimal-
lokanatha prabhum bhaje

"Adoro os pés de lótus de Srila Lokanatha Prabhu, o filho de Sri Padmanabha. Ele é o depósito de serviço unidirecionado aos pés de lótus de Sri Sri Radha-Vinoda."

No vilarejo de Talakhori Gram no distrito de Yashohara, viviam o pai e mäe de Sri Lokanatha Goswami. O pai se chamava Padmanabha e a mäe Sri Sitadevi. Sri Padmanabha Bhatacharya era um seguidor mui querido de Sri Advaita Acharya. Certo dia, Sri Lokanatha Goswami nasceu na casa de Sri Padmanabha e Sri Sita Devi. Seu irmäo mais novo chamava-se Sri Pragalabha Bhatacharya. Os descendentes de Pragalabha ainda vivem em Talakhori Gram.

Desde sua primeira infância, Sri Lokanatha era indiferente à vida familiar. Certo dia, deixando sua mäe e pai e o lar para sempre, foi a Mayapura em Navadwipa, tomar darshan dos sagrados pés de Sri Gauranga. Sri Gaurangadeva abraçou Lokanatha Goswami com grande afeiçäo, e logo mandou que ele fosse rapidamente a Vrindavana. Porém Lokanatha Goswami podia entender por certas evidências que Sri Chaitanya Mahaprabhu iria deixar o lar e tomar sanyasa dentro de dois ou três dias. Por isso, ele estava em grande ansiedade.

Sri Chaitanya Mahaprabhu conseguia entender a mente e coraçäo de Lokanatha Goswami e consolou-o, dizendo: "Seremos reunidos novamente em Vrindavana."

Com relaçäo a isto, Srila Narahari Chakravarti escreve em seu Bhakti-Ratnakara: "Enquanto ele chorava e chorava, despejando seu coraçäo aos pés de Sri Chaitanya, Lokanatha sentiu que era apanhado e que Sri Chaitanya Mahaprabhu o abraçava. Mais tarde, quando Lokanatha se despedia Dele, o Senhor transmitiu-lhe uma mensagem confidencial que muito o consolou. Depois disso, ele ofereceu sua alma aos pés de lótus de Sriman Mahaprabhu, e após prestar pranamas a todos devotos, seguiu seu caminho."

Depois disto, Lokanatha Goswami nunca mais retornou à vida familiar. Em vez disso, afligido pela profunda separaçäo de Sri Chaitanya Mahaprabhu, ele começou a vagar de um local sagrado de peregrinaçäo até o próximo. Gradualmente, após visitar muitos locais santos, chegou a Vrindavana Dham.

Nesse interim, Sri Chaitanya Mahaprabhu tomou sanyasa e foi a Jaganatha Puri. Após permanecer em Puri durante algum tempo, o Senhor teve vontade de salvar as almas caídas, e assim começou sua jornada pelo sul da India. Ouvindo sobre a viagem do Senhor pelo sul da India, Sri Lokanatha também foi para lá, em busca do Senhor.

Sri Chaitanya Mahaprabhu, após visitar muitos locais sagrados de peregrinaçäo no sul da India e de novo retornar a Jaganatha Puri por algum tempo, finalmente chegou a Vrindavana. Ouvindo isso, Lokanatha Goswami rapidamente foi a Vrindavana. Nesse meio tempo, Chaitanya Mahaprabhu já Se fora para Prayaga-dham. Chegando a Vrindavana e näo encontrando Mahaprabhu, Lokanatha ficou desolado. Resolveu acertar tudo, partindo na manhä seguinte para Prayaga, a fim de encontrar o Senhor. Naquela noite o Senhor veio até ele num sonho e consolou-o, dizendo: "Oh Lokanatha, fique em Vrindavana. Näo quebrei minha promessa. Já cheguei em Vrindavana e ali resido em outra forma. Dessa maneira sempre manterás minha conecçäo."

Alguns dias depois, Srila Lokanatha Goswami por acaso encontrou os mais queridos seguidores de Sri Chaitanya Mahaprabhu: Sri Rupa, Sri Sanatana, Sri Gopala Bhata, Sri Bhugarbha e outros. A troca de amor divino entre eles foi maravilhosa! Eram todos da mesma mente, mesmo coraçäo. No meio dos Goswamis, Lokanatha era o mais velho. Estava plenamente absorto em prema. Em seu mangalaracana ao Hari-Bhakti-Vilasa, Sri Sanatana Goswami oferece seus respeitos a Lokanatha Goswami:

vrindavan priyan vande sri govinda padashritam
srimad-kashishvaram, lokanatham sri krishnadasakam

"Ofereço minhas reverências a Sri Kashishvara Pandit, Sri Lokanatha Goswami e Sri Krishnadas Kaviraja Goswami, que säo muito queridos por Sri Govinda em Vrindavan, tendo se abrigado a Seus pés de lótus."

Sri Lokanatha Goswami vagou através das doze florestas de Vrindavan em grande êxtase. Numa das florestas ali, existe um vilarejo chamado Umarao. Ele ficou por ali algum tempo, às margens do Kishori-kunda. Tinha muito desejo de estabelecer a adoraçäo da Deidade e prestar serviço a Krishna daquela maneira. Compreendendo a aspiraçäo de Lokanatha por servir, o próprio Krishna apareceu diante dele e ofereceu a Lokanatha uma vigraha, dizendo: "Adora esta Deidade aqui. O nome dessa Deidade é Radha-Vinoda." Após dar-lhe a linda Deidade, o Senhor repentinamente desapareceu.

Com isso, Lokanatha Goswami ficou cheio de ansiedade. Vendo-o absorto em preocupaçäo, Radhavinoda sorriu e disse: "Porque Me trouxeste aqui? Vim aqui pessoalmente só para satisfazer teu propósito. Que desejas de Mim? Vivo aqui na floresta, perto do vilarejo de Umarao. Junto a esse Kishori-kunda que vês diante de ti, é que faço Minha residência. Agora deves dar-Me algo de comer. Rápido."

A alegria de Lokanatha Goswami näo tinha limites. Ele flutuava nas ondas de prema. Depois disso preparou uma oferenda para o Senhor comer. Após ofertar fino arroz numa folha fresquinha de banana para a Deidade, experimentou grande êxtase por oferecer sua vida aos pés de lótus do Senhor. Ficou extasiado ao absorver a beleza nectárea do Senhor. Depois disso, ofereceu um leito de flores e fez com que o Senhor descansasse.

Sri Lokanatha Goswami fez deste local seu lar. Os habitantes locais e vaqueiros queriam construir um bhajan kutir para ele, mas ele se recusou a aceitá-lo. A fim de proteger a Deidade, preparou uma bolsa de pano que mantinha ao redor do pescoço toda hora. Sri Radhavinoda ficou como um colar de jóias ao redor do pescoço de Lokanatha Goswami. A bolsa de pano era o templo dele. Essa era a prática de Lokanatha Goswami até o dia em que desapareceu desta terra, e é um exemplo da vairagya estrita que mantinha. Com grande cuidado ele sempre se mantinha em associaçäo com os Goswamis de Vrindavana.

É muito difícil descrever exaustivamente a vida e passatempos de Lokanatha Goswami, que era muito querido de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Quando Sri Chaitanya Mahaprabhu e seus queridos seguidores começando por Sri Rupa e Sri Sanatana desapareceram, Srila Lokanatha Goswami näo conseguia tolerar a separaçäo. Depois disso, seu único propósito na vida era estabelecer os desejos de Sri Chaitanya Mahaprabhu.

Srila Lokanatha Goswami deu mantra-diksha a Sri Narotama Dasa Thakura. Näo há mençäo nos shastras de que tenha aceito algum outro discípulo. Narotama Thakura servia a ele secretamente, indo na calada da noite até o local onde Lokanatha evacuava, e limpava a área cuidadosamente. Vendo a humildade de Narotama, Lokanatha aceitou-o.

Srila Lokanatha Goswami, na velhice adiantada, enquanto realizava seu bhajan em Khadiravan em Khayara Gram, passou desta para os passatempos eternos imanifestos do Senhor. Naquele local existe um kunda chamado Sri Yugala Kunda. As margens desse kunda, Srila Lokanatha Goswami entrou em samadhi.

Dizem que quando Krishnadasa Kaviraja Goswami foi até Lokanatha Goswami e solicitou suas bençäos para compilar o Sri Chaitanya Charitamrita, Lokanatha concedeu suas bençäos, porém proibiu Kaviraja Goswami de mencionar seu nome no Chaitanya Charitamrita. Por medo de violar a ordem de Lokanatha, Kaviraj Goswami menciona-o apenas brevemente no Chaitanya Charitamrita. No dia de Krishnastami durante o mês de Shravana, entrou nos passatempos eternos do Senhor.

Srila Narotama Dasa Thakura Mahashaya ora da seguinte maneira aos pés de lótus de seu gurudeva:

ha ha prabhu lokanatha, rakha padadvandve
kripadrishthye chaha yadi haiya anande
manovancha sidhi habe hang purna trishna
hethaya chaitanya mile setha radhakrishna
tumi na karile daya ke kairbe ara
manera vasana purna kara eibara
ei tini samsare mora ara keho nai
kripa kari nija padatale deha thai
radhakrishna lilaguna gao ratri dine
narotama vancha purna nahe tuwa vine

"Oh Lokanatha, oh gurudeva! Se lhe agrado, por favor mantem-me ao abrigo de teus pés de lótus, e lança teu olhar misericordioso sobre mim. Por tua graça posso encontrar a perfeiçäo da realizaçäo interna. E por tua misericórdia poderei algum dia encontrar Sri Chaitanya e Radha-Krishna. Se näo fores misericordioso comigo, entäo que farei? Por favor, apenas uma vez, realiza o desejo de meu coraçäo. Nos três mundos de nascimento e morte ninguém está mais necessitado de tua misericórdia. Por favor dá-me tua graça e concede-me um lugar a teus pés de lótus. Dia e noite canto as qualidades e passatempos de Radha e Krishna. Ainda assim, a aspiraçäo interna de Narotama pelo serviço de Sri Sri Radha-Govinda e Chaitanya Mahaprabhu só conseguirá se realizar através de tua graça, ó Lokanatha Goswami Prabhu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário