sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sri Raghunandana Thakura

Sri Mukhunda Dasa, Sri Madhava Dasa e Sri Narahari Sarakara Thakura eram três irmäos que viviam em Sri Khanda. O filho de Sri Mukunda Dasa Thakura era Sri Raghunandan Thakura. Mukunda Dasa Thakura era médico da corte de um rei muçulmano. Ele estava sempre absorto em Krishna, em qualquer trabalho que fizesse.

Um exemplo disso é o que aconteceu com Mukunda Dasa certo dia quando foi à corte do rei a fim de dar-lhe alguns conselhos médicos. O rei estava sentado num trono elevado. Mukunda Dasa, sentou-se num assento semi-elevado à frente do rei, e começou a indagar sobre a saúde do rei. Nessa hora chegou um servo com uma grande ventarola de penas de paväo para abanar o rei. A visäo de penas de paväo encheu Mukunda de profundas lembranças dos passatempos de Krishna. Ele desmaiou. Quando o rei viu Mukunda dcaído no chäo, ficou alarmado. Pensou: "Será que está morto?" Gradualmente conseguiram trazê-lo de volta à consciência. O rei perguntou-lhe: "Qual é a natureza de tua doença?" Sri Mukunda Dasa replicou: "Näo estou muito doente." O rei perguntou qual era a causa de seu comportamento. Ocultando seu verdadeiro mal (separaçäo de Krishna) do rei, Mukunda disse-lhe que tinha epilepsia e que algumas vezes desmaiava. Disse que näo era nada e que näo se preocupasse. Embora Mukunda Dasa procurou ocultar do rei da melhor forma que podia os sentimentos devocionais que sentia, o rei podia compreender que ele era uma alma altamente elevada, um ser aperfeiçoado. Com grande respeito ele mandou Mukunda Dasa regressar ao lar.

Todo ano Mukunda Dasa, Madhava Dasa e Narahari Sarakara iam a Jaganatha Puri para tomar darshan dos sagrados pés de Sri Chaitanya e cantar e dançar no kirtana de Rathayatra. Certo dia, Chainanya Mahaprabhu afetuosamente perguntou a Mukunda Dasa: "Mukunda! Qual dentre vocês dois, Mukunda ou Raghunandan, é o pai e qual é o filho?" Mukunda disse: "Raghunandan é meu pai. Através dele encontrei consciência de Krishna, portanto ele é meu pai na verdade." O Senhor disse: "Teu julgamento é correto. Quem quer que nos conceda Krishna-bhakti é nosso guru e nosso pai." O Senhor ordenou que Raghunandana servisse à Deidade, sem pensar em mais nada.

Quando era garoto, Raghunandan costumava fazer a Deidade comer laddu. Sri Udhava Dasa descreveu este assunto de maneira muito bela:

prakata sri khandavasa nama sri mukunda das
ghare seva gopinatha jani
gola kon karyanatare seva karibara tare
sri rahunandane daki ani
ghare ache krishna-seva yatna kare khaoyaiba
eta boli mukunda chalila
pitara adesha paiya sevara samagri loiya
gopinather sammukhe aila
sri raghunandana ati vayakrama sishumati
khao bole kandite kandite
krishna se premer vashe na rakhiya avasheshe
sakala khaila alakshita
asiya mukunda dasa kahe balakera pasha
prasada naivedya ano dekhi
shishuu kahe vap shuno sakali khailo punah
avashesha kichui na rakhi
shuni aparupa heno vismita hridoye punah
ara dine balake kahiya
seva anumati diya varir bahira hoiya
punah asi rahe lukaiya
sri raghunandana ati hoiya harisha mati
gopinathe laddu diya kare
lkhao khao bale ghana ardhaka khaite heno
samaye mukunda dekhi dvare
ye khailo rahe heno ara na khaila puna
dekhiya mukunda preme bhora
nandana kariya dole gadgad svare bole
nayane varishe ghana lora
adhyapi sri khandapure ardha laddu ache kare
dekhe yata bhagyavanta jane
abhina madana yei sri raghunandana sei
ei udhava dasa rasa bhane

Sri Raghunandana Thakura apareceu neste mundo em Sri Khanda. Em seu lar teve os primeiros contatos com a adoraçäo de Sri Gopinatha, desde cedo. Certo dia seu pai, Mukunda Dasa, que era médico, teve que ausentar-se pela profissäo. Chamou Raghunandan para junto de si, e pediu-lhe que se certificasse que a Deidade fosse servida com todo esmero e atençäo. Disse-lhe para ter certeza de que a Deidade fosse alimentada. Na hora marcada, tomando ao pé da letra a ordem de seu pai, Raghunandan foi fazer o serviço. Levou a oferenda de alimento para a Deidade. Raghunandan era apenas um garotinho. Ele disse à Deidade: "Coma! Coma!" Quando viu que a oferenda parecia intocada, ele começou a chorar. Näo resistindo à intensa devoçäo da criança, Krishna comeu tudo no prato, sem deixar restos.

Quando Mukunda Dasa retornou, perguntou ao menino: "Traga os restos de prasada da oferenda que você fez." O menino disse: "Pai, escute. Fiz a Deidade comer como você mandou. Näo deixou restos. Comeu tudo que estava no prato." Mukunda estranhou o que o menino dizia. Entäo ordenou que o menino oferecesse mais alimento como dantes, e o próprio Mukunda escondeu-se fora da casa, observando pela janela. Aí Raghunandan, com grande deleite, ofereceu laddu a Gopinatha. "Coma! Coma!" ele dizia. O Senhor comeu a metade do laddu. Enquanto isso, Mukunda, olhando do lado de fora, observou tudo isso com grande espanto. Ele entendeu que como a Deidade já tinha comido uma vez, sem deixar restos, agora sua fome estava satisfeita. Logo, só conseguiu acabar com a metade do laddu.

Abraçou seu filho e pegou-o no colo. Sua voz estava embargada de emoçäo divina. Lágrimas rolavam de seus olhos como a chuva de uma nuvem pesada. Diz-se que até mesmo hoje em dia aquela metade de laddu ainda pode ser vista em Sri Khanda, onde é guardada num dos templos dali.

Para o prazer daquele grande devoto cuja beleza corpórea se assemelha ao próprio Cupido, Udhava Dasa narra a seguinte história.

O grande devoto Sri Abhirama Gopala Thakura e Sri Raghunandan Thakura certa vez dançaram juntos em Krishna-prema na casa de um devoto em Boro-Dangita. A nupura, ou tornozeleira de Sri Raghunandan Thakura abriu-se enquanto ele dançava e caiu num laguinho em Akai-hatta. A partir daquele dia, o laguinho é conhecido como Nupura-kunda. Diz-se que hoje em dia, na cidade de Akaihatta, ao sul de Boro-grama, essa nupura pode ser vista num templo mantido pelos devotos locais.

Segundo certas autoridades, Sri Raghunandan era Kandarpa Manjari. Segundo outros, ele era um dos filhos de Krishna em Dvaraka, cujo nome era Kandarpa. Baseamos esta afirmaçäo no Gaura-Ganodesha-dipika de Kavi Karnapura.

Raghunandana Thakura tinha um filho chamado Kanai Thakura. Os descendentes da linhagem de Raghunandan Thakura vivem até hoje em Sri Khanda. Um dos mais famosos deles é alguém chamado Panchanana Kaviraja. Raghunandana Thakura nasceu no ano Saka de 1432.
Bhaktivedanta Swami cita o comentário de Srila Bhaktivinoda Thakura sobre o Chaitanya Charitamrta, escrevendo: "Sri Mukunda Dasa era o filho de Narayana Dasa e era o irmäo mais velho de Narahari Sarakara. Seu outro irmäo se chamava Madhava Dasa, e seu filho era Raghunandana Dasa. Descendentes de Raghunandana Dasa ainda vivem quatro milhas a oeste de Katwa, na vila de Sri Khanda, onde Raghunandana vivia. Raghunandan tinha um filho chmamado Kanai, que tinha dois filhos - Madana Raya, que era discípulo de Narahari Sarakara Thakura, e Vamshivadana. Estima-se que pelo menos quatrocentos homens descenderam desta dinastia. Os nomes estäo todos registrados no vilarejo de Sri Khanda. No Gaura-ganodesha-dipika declara-se que a gopi cujo nome era Vrindadevi tornou-se Mukunda Dasa, e que vivia na vila de Sri Khanda e era muito querida por Sri Chaitanya Mahaprabhu. Seu maravilhoso amor e devoçäo por Krishna säo descritos no Madhya-lila, Capítulo Quinze do Chaitanya-charitamrita. No Bhakti-Ratnakara, Capítulo Oito, conta-se que Raghunandana costumava servir uma Deidade do Senhor Chaitanya Mahaprabhu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário