sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Vamshivadananda Thakura

No Caitra Purnima, lua cheia do mês de Caitra, Sri Vamshivadananda Thakura apareceu neste mundo. Era uma doce lua no ano de 1466, e todos cantaram em grande júbilo pelo aparecimento de täo grande alma.

Vamshivadananda Thakura também é conhecido como Vamshivadananda, Vamshi Das, Vamshi. Em Kuliya, existem os vilarejos chamados Teghari, Venciada, Vedadapada, e Cinedanga Grama. Os filhos de Srikara Catyopadhyaya se mudaram para Bilvagrama, Paduli Hata, e Venciada em Kuliya. Seu filho mais velho era Sri Yudhistira Catyopadhyaya. Seus três filhos eram Madhava Dasa, Haridasa, e Krishnadasa. Quando Chaitanya Mahaprabhu deixou Jaganatha Puri e veio para Bengala visitar o Ganges e Sua mäe, depois de cinco anos terem se passado desde ter tomado sanyasi, Ele ficou sete dias na casa de Madhava Dasa. Foi ali que o Senhor instruiu e libertou Devananda Pandita bem como muitos outros, quando concedeu anistia geral a todos que tinham cometido ofensas durante a infância do Senhor em Navadwipa dhama.

Foi na casa de Sri Madhava Dasa que Vamshivadananda Thakura nasceu. Sua mäe era Srimati Chandrakaladevi. Vamshivadananda é o avatara da flauta de Krishna. No dia em que ele nasceu, Chaitanya Mahaprabhu estava hospedado na casa de Sri Madhava Dasa. Advaita Acharya Prabhu também estava presente. Madhava Dasa era uma alma altamente devotada e era muito apegado a Sri Chaitanya Mahaprabhu. O Senhor era muito afetuoso para com o filho dele, Vamshi. No Chaitanya-Charitamrita näo há nenhuma mençäo sobre Vamshivadananda Thakura. Contudo, o Chaitanya-Chandrodaya de Kavi Karnapura fala que: "Quando o Senhor foi a Navadwipa dhama após atravessar o Ganges, ficou sete dias em Kuliya-Grama na casa de Madhava Dasa." Mahaprabhu estivera em Shantipura na casa de Advaita Acharya. Ele atravessou o Ganges e chegou a Kuliya-Grama, onde ficou por sete dias a fim de dar misericórdia para as pessoas de Navadwipa. Sri Narahari Chakravarti Thakura escreve em seu Bhakti-Ratnakara (4.23) que quando Srinivasa Acharya foi visitar o local de nascimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu em Mayapura durante sua peregrinaçäo a Navadwipa, ele encontrou Vamshivadananda Thakura. Naquela ocasiäo, Vamshivadananda Thakura concedeu suas bençäos ao jovem Srinivasa Acharya, o qual também conseguiu obter o darshana dos sagrados pés de Sri Vishnupriya Devi. Narahari escreve: "Vamshivadananda Thakura sentou o jovem Srinivasa Acharya em seu colo e molhou a cabeça dele com lágrimas de êxtase de amor por Deus."

Após o desaparecimento de Chaitanya Mahaprabhu, Vamshivadananda Thakura foi contratado como servo de Vishnupriya Devi. Diz-se que ele se tornou o principal recebedor da misericórdia Dela. Após o desaparecimento de Vishnupriya Devi, ele levou a Deidade de Mahaprabhu que tinha sido estabelecida por Ela, para Koladwipa, cidade que hoje em dia se chama Navadwipa dhama. Ali ele estabeleceu a adoraçäo da Deidade de Mahaprabhu. Também estabeleceu ali a Deidade de Krishna conhecida como Pranavalabha. No veräo ele costumava ficar em Bilvagrama. Ali em Bilvagrama ele era famoso entre os sábios eruditos, Bhatacharyas e cavalheiros piedosos. Tinha dois filhos chamados Chaitanya Dasa e Nitai Dasa. Chaitanya Dasa também teve dois filhos: Sri Ramachandra e Sri Sachinandana. No Gaudiya publicado pela Gaudiya Math (Vol.22 nº 30-37 está escrito: "Sri Jahnava Mata aceitou esmolas desse Ramachandra e iniciou-o nesse local chamado Khadadaha após instruí-lo na ciência do Vaisnavismo." Sri Ramachandra Goswami era um brahmachari. Ocupou seu irmäo mais novo, Sri Sachinandana, no serviço a Rama e Krishna no local chamado Baghana Pada. Os filhos e descendentes de Sri Sachinandana Goswami säo os atuais Goswamis de casta em Baghana Pada.

Vamshivadananda Thakura era um poeta lírico e compunha cançöes. Todas suas cançöes säo especialmente doces e suaves e expressam profundos humores devocionais. Numa cançäo famosa ele expressou a separaçäo sentida por Mäe Sachi durante o sanyasa de Chaitanya Mahaprabhu. Vamshivadananda Thakura também compôs cançöes sobre a dana-lila, nauka vilasa e vana-vihara-lila de Krishna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário